A Terra não é um planeta imóvel . Dentre os vários movimentos executados pela Terra, dois nos interessam bastante : a Rotação E A Translação. Rotação: Representa o movimento que a Terra executa em torno de seu eixo imaginário. A duração terrestre é de 23 horas , 56 minutos e 4 segundos (dia sideral) ou, de forma aproximada , corresponde a 24 horas (dia solar). Este movimento ocorre de oeste para leste , a uma velocidade média de 1.609 km/h na altura do Equador diminuindo no sentido dos pólos Norte e Sul.
A) Os dias e as noites : metade da Terra está iluminada e a outra metade , às escuras ; ora, se o planeta não executasse o movimento de rotação teríamos um hemisfério sempre iluminado ( o que estivesse voltado para o Sol) e o outro , sempre às escuras.
b) O movimento aparente do Sol : o Sol, por exemplo, parece que gira ao redor da Terra ( o que se acreditava na Idade Média). Esta aparência é uma consequência do movimento de rotação da Terra. C) O desvio dos ventos e das correntes marítimas : os ventos planetários , bem como as correntes marítimas sofrem um desvio em consequência do movimento de rotação.
Translação: Representa o movimento da Terra em torno do Sol. Seguindo a órbita elíptica. O tempo de duração é de 365 dias e 6 horas (ano solar ou civil). A translação ocorre a uma velocidade média de 29,7 km/s ou 106.800 km/h, em uma trajetória denominada órbita ou elíptica. Como principais consequências do movimento de translação , podemos citar: diferente distribuição de luz e calor para os hemisférios norte e sul, por causa da inclinação do eixo terrestre. Ano bissexto , o qual ocorre de 4 em 4 anos, uma vez que a cada translação temos uma sobra de 6 horas. Portanto, em quatro anos consecutivos surgirá um dia a mais, tornando o ano com 366 dias (ano bissexto). As estações do ano - são , na verdade , consequência das diferentes posições que a Terra ocupa em torno do Sol, durante a sua órbita anual. Fato marcante para a determinação das estações do ano é a inclinação do eixo terrestre (23¤ 27 minutos e 30 segundos), pois tal ocorrência possibilita que os hemisférios norte e sul recebam, a depender da época do ano, maior ou menor quantidade de luz e calor. As épocas do ano nas quais os hemisférios norte e sul sejam desigualmente iluminados denominados solstícios (verão e inverno). Opostamente , aos períodos do ano em que os hemisférios norte e sul são igualmente iluminados chamaremos equinócios (primavera e outono). Os solstícios e equinócios possuem datas visíveis , uma vez que a translação não é realizada de maneira uniforme.