Meio Técnico-Científico Informacional



No contexto da Terceira Revolução Industrial , com o aumento da capacidade de produção nas empresas, das redes de infra-estrutura , da presença de sistemas informatizados nas mais variadas atividades econômicas , o espaço geográfico passa a apresentar uma grande quantidade de técnica, ciência e informação . Visível, por exemplo , na proliferação de caixas eletrônicos , telefones celulares , computadores , cabos de fibra óptica, câmeras de vídeo , mercadorias com códigos de barra e sensores antifurto , centros de pesquisas universitários e empresariais , sistemas de produção robotizados. É preciso ressaltar que a técnica , a ciência e a informação estão desigualmente distribuídas no espaço geográfico mundial : Há lugares onde é grande a sua presença , notadamente nos países desenvolvidos ; outros ainda onde é muito escassa, como nos países subdesenvolvidos de economias primárias . O geógrafo Milton Santos denominou a configuração espacial do mundo no contexto da Revolução Técnico-Científica de meio técnico-científico-informacional. A organização do espaço geográfico através de redes eliminou a necessidade de fixar as atividades econômicas num determinado lugar. Isso vale para grande número de serviços , que podem ser prestados a partir de qualquer lugar do mundo para qualquer outro, bastando que esses locais estejam conectados. O centro financeiro e administrativo das empresas , bem como os processos de desenvolvimento de novas tecnologias , estão sediados nos países de origem . 
De lá, elas transferem a produção , ou parte dela , para outros países. Em relação ao setor industrial, a produção pode estar dividida em várias etapas , cada uma delas localizada em diferentes lugares . Um ou mais países fabrica partes do produto, outros fazem a montagem e a multinacional , a partir da sua sede , promove a distribuição no mercado mundial, faz a publicidade e difunde sua marca. Nesse contexto , em que a produção e a distribuição de mercadorias se estruturam em redes , é possível , por exemplo , comprar uma bola de futebol com a marca de uma empresa alemã, produzida numa fábrica do Paquistão e importada para o Brasil.